Você está em Entretenimento > Pontos turísticos

Fórum Romano

O Fórum Romano é um sítio arqueológico localizado entre os montes Palatino e Capitolino. Foi o núcleo a partir do qual se desenvolveu toda a vida pública e a cultura durante a Roma Antiga.

Nesse lugar se encontravam tanto os estabelecimentos comerciais e de negócios como os templos religiosos, a administração pública e, inclusive, a área de prostituição.

Com o crescimento do seu colossal império, Roma necessitava possuir um centro cívico ainda mais amplo do que o do Fórum Romano, pelo que quer Júlio César quer vários imperadores não deixaram de criar novos fóruns, adjacentes e complementares: além do de Júlio César, temos assim o de Augusto (primeiro imperador), o de Vespasiano, o de Trajano e o de Nerva, entre outros.

Para além de alterarem a orientação urbanística da Cidade, estes grandiosos e monumentais fóruns representavam também o sinal de uma mudança radical na política de Roma e comprovavam a vontade imperial de possuir e demonstrar poder e força.

Atualmente é possível visitar as ruínas do Fórum Romano e ver vários templos que ainda se mantêm em pé, tais como o de Castor e Pólux, o de Júpiter ou o de Rômulo. Nessas ruínas, você também poderá ver vários arcos, uma basílica, a antiga sede do Senado Romano e a Rostra (Tribuna), de onde os políticos da época proferiam seus discursos para as multidões.

Além disso, a Via Sacra, uma das principais ruas de Roma, cruza o fórum de ponta a ponta. Faça uma viagem no tempo visitando esta grande obra de engenharia da Roma Antiga.

Como referenciar: "Fórum Romano" em Só Italiano. Virtuous Tecnologia da Informação, 2011-2019. Consultado em 26/05/2019 às 21:10. Disponível na Internet em http://soitaliano.com.br/conteudo/PontosTuristicos_forum.php