Você está em Entretenimento > Pontos turísticos

Basílica de São Marcos (Veneza)

A Basílica de São Marcos é a mais famosa igreja de Veneza, um exemplo da arquitetura bizantina. Fica localizada na Praça de São Marcos e é sede da arquidiocese católica romana de Veneza.

A Basílica apresenta uma planta em cruz grega, baseada nos exemplos de Basílica de Santa Sofia e da Basílica dos Apóstolos, ambas em Constantinopla. Foi consagrada em 1904, no mesmo ano em que São Marcos foi supostamente reencontrado num pilar pelo Doge Vitale Falier. A cripta passou então a abrigar as relíquias até 1811. O edifício também possui uma torre baixa, que alguns pensam ter integrado o Palácio dos Doges original.

Embora a estrutura básica do edifício tenha sido pouco alterada ao longo do tempo, era raro um navio veneziano voltar do oriente sem trazer uma coluna, capitéis ou frisos retirados de algum edifício antigo e destinados à igreja. Do lado de dentro as paredes são cobertas por mosaicos, uma mistura dos estilos bizantino e gótico; o piso, do século XII, é uma mistura de mosaico e mármore em padrões geométricos e desenhos de animais. Os mosaicos contêm ouro, bronze e uma grande variedade de pedras.

Por volta de 1254 foram acrescentados à Basílica os Cavalos de São Marcos, que foram enviados para Veneza em 1204 pelo Doge Enrico Dandolo, como parte do saque de Constantinopla na Quarta Cruzada. Os mesmos foram retirados por Napoleão em 1797, mas devolvidos à Basílica em 1815, onde permaneceram até os anos 1990. Atualmente estão numa sala de exposições, tendo sido substituídos por réplicas em fibra de vidro.    

 

Como referenciar: "Basílica de São Marcos" em Só Italiano. Virtuous Tecnologia da Informação, 2011-2019. Consultado em 26/05/2019 às 21:10. Disponível na Internet em http://soitaliano.com.br/conteudo/Pontos_Turisticos_Veneza1.php